M² – uso por trabalhador/escritório

Encolher os espaços ou escolher entre 10 locais de trabalho

Se os custos de escritórios tiverem de ser cortados em cidades como grandes metrópoles, os gerentes de instalações são prontamente instruídos a encolher os espaços. O resultado: outra fatia fora do cubículo, menos conforto e produtividade. Nós na Locus acreditamos que uma empresa que introduz a nova maneira de trabalhar apenas para reduzir o número de metros quadrados de espaço de escritório está enganada. Isso pode significar, por exemplo, auxílios técnicos, mas também inclui a concessão aos funcionários da liberdade pessoal necessária e tudo o mais. Isso obviamente não altera o fato de que a introdução do novo modo de trabalho geralmente leva a uma redução em metros quadrados de espaço de escritório. Um sistema para o novo modo de trabalho que é devidamente introduzido é um enorme investimento verde e deve ser criado de forma eficaz.

Diminuição dos custos das instalações

Os custos de gestão de instalações diminuíram sucessivamente ao longo dos últimos cinco anos e os custos de alojamento diminuíram mais rapidamente (Índice de Custo das Instalações dos Países Baixos de 2012). O novo modo de trabalhar tem certamente um impacto significativo a este respeito, mas o seguinte desenvolvimento também deve ser levado em conta: trabalhar em um escritório está mudando para trabalhar em outro lugar (em casa, na estrada, na localização de um cliente do negócio). Alguns custos ainda são incorridos. A principal vantagem da Nova Maneira de Trabalhar em termos de metros quadrados de espaço de escritório é a maior utilização da capacidade das instalações existentes. Naturalmente, isso não leva em conta muitos outros benefícios. O espaço médio por empregado aumentou ligeiramente de 19,5 para 20 m² de 2011 para 2012, enquanto que foi de 22,6 m² em 2003. Nos países onde os layouts de escritórios são dominados pela chamada ‘Cubicle Culture’ (EUA, Reino Unido, Austrália, Leste), os empregados têm significativamente menos m² do que na Europa continental – de 8 a 10 m² não é exceção. Isto também é devido ao fato de que a quantidade de espaço para cantinas, espaço de circulação, etc, é muito menor. A natureza segregada desta forma de alojamento (cubículos) impede drasticamente o contato social. O estilo de gestão se concentra fortemente em ‘você está falando, então você não está trabalhando’.

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